Histórico

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Emoção e reconhecimento: o que vem depois da vitória no Prêmio Nacional de Educação

postado em 08/12/2022 17:31 / atualizado em 03/05/2023 16:23


A emoção que tomou conta dos vencedores das edições 2020 (suspensa devido à pandemia de Covid-19) e 2021/2022 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal não ficou restrita à cerimônia de premiação, que aconteceu na Embaixada de Portugal, em Brasília, no dia 29 de novembro. O reconhecimento que começou no evento voltou para casa com os premiados, que foram recepcionados com festa e orgulho pela comunidade, autoridades e imprensa locais.

 

A repercussão da vitória soma-se aos mais de R$ 60 mil em prêmios distribuídos aos vencedores como forma de coroar projetos disseminadores da Educação Fiscal. Esta é a décima edição da premiação realizada pela Febrafite – Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais, com o patrocínio da Financeira BRB, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), da Terracap, da Samambaia Filantropias, do Sindilegis, do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), do Sindifisco Nacional, da Unafisco Nacional, da Anfip e do Sinafresp.

 

Edição 2020

 

A edição 2020 do Prêmio Nacional precisou ser suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19 e só pode ser concluída no evento do dia 29 de novembro. Desta longa espera, saíram momentos impactantes. A recepção ao professor Manoel Marivaldo dos Santos, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosilda Wanghon, de Santarém (PA), vencedora da categoria Escolas, foi emocionante!

 

Também foi calorosa a recepção às professoras da Escola de Excepcionais Raio de Sol – Apae, de Lages (SC), que ficaram em segundo lugar.

 

 

O terceiro lugar da  Escola Estadual Loren Rios Feres, de Araxá (MG), foi tema de uma reportagem no telejornal Bom Dia MG, da Globo local.

https://globoplay.globo.com/v/11182241/

 

Não só os vencedores da categoria Escolas colheram os louros da vitória. O projeto vencedor da categoria Instituições, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), também repercutiu na imprensa local.

 

No Prêmio Nacional de Educação Fiscal, os jornalistas também viram notícia. Foi assim com Cibelly Correia dos Santos, repórter da Rádio Tabajara, de João Pessoa (PB). Ela ficou em primeiro lugar da categoria Imprensa, com a série: “Educação Fiscal: é preciso entender para cobrar”.

 

https://www.reporterpb.com.br/noticia/paraiba/2022/12/05/paraiba-e-vencedora-na-categoria-imprensa-do-premio-nacional-de-educacao-fiscal/136549.html

 

Veja todos os vencedores da edição 2020

 

CATEGORIA ESCOLAS

1º – lugar Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosilda Wanghon – Santarém – Pará

 

2º – lugar Escola de Excepcionais Raio de Sol – Apae  Lages – Santa Catarina

 

3º – lugar Escola Estadual Loren Rios Feres – Araxá – Minas Gerais

 

CATEGORIA INSTITUIÇÕES

1º – lugar – Universidade Federal de Santa Maria  – Santa Maria – Rio Grande do Sul

 

2º – lugar – Observatório Social do Brasil – São Paulo

 

CATEGORIA IMPRENSA

1º lugar – Cibelly Correia dos Santos

Rádio Tabajara João Pessoa – PARAÍBA

 

2º  lugar – Maria Bernadeth de Oliveira Vasconcelos

Diário do Nordeste – Fortaleza – Ceará

 

CATEGORIA TECNOLOGIA

1º lugar – Alessandro Silva Souza de Santa Luzia – Minas Gerais

 

2º lugar – Elmara Pereira de Souza – Vitória da Conquista – Bahia

 

Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2021/2022

 

A entrega dos prêmios aos vencedores da edição bienal 2021/2022 também foi carregada de emoção e reconhecimento pelo excelente trabalho feito pelos finalistas. A Escola Classe Kanegae, do Riacho Fundo (DF), teve a honra de contar com a presença do vice-governador do Distrito Federal na premiação. Paco Brito torceu e comemorou a vitória do projeto Super Honestino, o super herói que luta contra a corrupção, a desonestidade e a sonegação.

 

Premiado em segundo lugar na mesma categoria, o Colégio Estadual Professor Gervásio Santana Dourado, de Aparecida de Goiânia (GO), foi destaque na página da Secretaria de Educação do estado.

 

Na terceira posição, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Luzia, completou o bom resultado da cidade de Santarém (PA), cuja prefeitura fez um post orgulhoso nas redes sociais, comemorando o desempenho no Prêmio.

O projeto “Onde está o dinheiro da Saúde”, da Fiocruz de Recife (PE), que ficou em segundo lugar na categoria Tecnologia, protagonizou uma bonita coincidência. No voo de volta para Pernambuco, Rafaely Costa, responsável pelo projeto encontrou o governador do estado, Paulo Câmara, que fez questão de registar a premiação em suas redes sociais.

 

 

 

Veja todos os vencedores da edição 2020

 

 

CATEGORIA ESCOLAS

1º – lugar – ESCOLA CLASSE KANEGAE, do Riacho Fundo, Distrito Federal

 

2º – lugar – COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GERVÁSIO SANTANA DOURADO de Aparecida de Goiânia – Goiás

 

3º lugar – ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SANTA LUZIA DE SANTARÉM – PARÁ

 

CATEGORIA INSTITUIÇÕES

1º – lugar – SECRETARIA MUNICIPAL DAS FINANÇAS – FORTALEZA – Projeto Prêmio SEFIN de Finanças Públicas Municipais

 

2º – lugar – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – AR/ES – Vitória (ES)

 

CATEGORIA IMPRENSA

1º lugar -LETICIA FAGUNDES – INSTITUTO MULHERES JORNALISTAS

 

2º lugar – RAFAELLY LEITE   – TV CORREIO (RECORD PARAÍBA)

 

CATEGORIA TECNOLOGIA

1º lugar – ANTÔNIO MARCOS CERQUEIRA NAVARRO  – SALVADOR, BAHIA

 

2º lugar – RAFAELY MÁRCIA SANTOS DA COSTA – PROJETO DA FIOCRUZ DE RECIFE – ONDE ESTÁ O DINHEIRO DA SAÚDE?

Leia a revista especial de 10 anos do Prêmio Nacional de Educação Fiscal:

Prêmio Nacional de Educação Fiscal 10 anos

Iniciativa

Patrocínio