Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025

postado em 04/08/2025 16:29 / atualizado em 04/08/2025 16:29

Com crescimento de 70%, número de inscritos ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025 bate recorde

O número de projetos inscritos na edição de 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal teve crescimento de 70% em relação à edição anterior. Ao todo, 485 iniciativas foram inscritas nas quatro categorias da premiação. Organizado pela FEBRAFITE (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais), o prêmio reconhece iniciativas que promovem a função social dos tributos, a transparência nas contas públicas e o engajamento do cidadão no controle e acompanhamento do uso dos recursos públicos.

Com 345 projetos, a categoria Escolas foi a que mais recebeu inscrições, seguida de Instituições (62), Imprensa (54) e Tecnologia (24), no total 485 inscrições. Em 2025, serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios nas quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.

O balanço das inscrições atesta também a capilaridade da premiação no território nacional. Há participantes de 25 estados e do Distrito Federal, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas.

“A cada ano, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal reafirma sua importância como instrumento de valorização da cidadania e do controle social. O aumento expressivo de 70% nas inscrições mostra que escolas, instituições, imprensa e profissionais de tecnologia estão cada vez mais engajados em levar a Educação Fiscal para o centro do debate público. Esse crescimento não é apenas numérico, é sinal de que a sociedade quer compreender melhor o sistema tributário e participar ativamente da construção de um país mais justo e transparente”, afirma Maria Aparecida Meloni – Papá, vice-presidente da FEBRAFITE e coordenadora da premiação.

A edição 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal foi lançada em cerimônia realizada no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 22 de abril. Esta edição contou, novamente, com apoio da TV Globo, que veiculou em todo o país, o vídeo institucional do Prêmio, protagonizado pelo presidente da FEBRAFITE, Rodrigo Spada.

Ao longo de sua trajetória, o Prêmio Nacional já distribuiu mais de R$ 800 mil em premiações. Os projetos inscritos abordam temas como a importância da receita pública, o combate à sonegação e à corrupção fiscal, o uso consciente da nota fiscal, o acompanhamento das contas públicas, entre outros assuntos que reforçam o zelo pelos bens públicos e o papel do Fisco no Estado brasileiro.

A iniciativa conta com o apoio de importantes instituições, entre elas: Ministério da Educação, Receita Federal, Tesouro Nacional, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), GT66 do Confaz, Encat, BID, OAB Nacional, Conamp, Comsefaz, TV Globo, Congresso em Foco e diversas entidades representativas do Fisco.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 18 de novembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília.

 

 

Iniciativa

Patrocínio

Parceiros

Entidades Estaduais