Histórico

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Escola vencedora de 2013 promove ações com recursos da premiação

postado em 24/02/2014 19:37 / atualizado em 12/05/2016 12:00


Curitiba – 43 alunos do Colégio Estadual Nestor Victor do município de Pérola/PR, integrantes do projeto “Disseminadores da Educação Fiscal”, primeiro lugar na categoria Escola na edição 2013 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, participaram na última sexta-feira (21) da Jornada de Conhecimentos com alunos do Ensino Médio.

A proposta da Jornada era levar os estudantes para um passeio cultural à capital Curitiba e ainda visitar a Secretaria de Educação. Segundo a professora responsável, Deolinda Cornicelli Buosi, o passeio foi custeado com recursos da premiação, entregue pela Febrafite à escola, no valor de R$ 15 mil.

A saída dos estudantes foi marcada por euforia de todos os participantes, inclusive das educadoras envolvidas com o projeto e contou ainda com a presença do prefeito de Pérola, Darlan Scalco, na saída do grupo. Além dos passeios, os coordenadores do projeto utilizaram o dinheiro da premiação para aquisição de um palco de 12m X 4m e 100 cadeiras para ampliação do acervo da escola e para acomodação de público.

Disseminadores da Educação Fiscal

O projeto foi realizado durante as aulas de Arte com alunos do ensino médio, em 2013. O objetivo era discutir problemas de arte e cultura na comunidade, buscando soluções no espaço escolar e na administração pública, com temas sobre a educação fiscal e a cidadania.

De acordo com Deolinda Cornicelli Buosi os alunos puderam entender o que é o imposto e conscientizar a comunidade local sobre a importância da fiscalização para o desenvolvimento do município e do Estado. “É necessário buscar informações que possam subsidiar a construção do futuro com maior autonomia e liberdade democrática”, comentou.

“Todos nós devemos fazer o controle dos gastos públicos. Esse concurso promove a consciência crítica em relação aos direitos e deveres do cidadão”, afirmou o aluno do 2º ano André William Schmidt, que acredita ser importante desenvolver a educação fiscal nas escolas para conscientizar a população.

O curso Disseminadores de Educação Fiscal já qualificou 18.830 profissionais da educação no Paraná.

A edição 2014 do prêmio será lançada no dia 20 de março em Brasília. Em breve todas as novidades da edição estarão no site www.premioeducacaofiscal.com.br/

Mais fotos no link: http://goo.gl/zvhe6q

Com informações do site da Secretaria de Educação do Paraná 

Crédito Foto: Deolinda Cornicelli Buosi

Iniciativa

Patrocínio